segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Bola dentro!

Li no UOL que o Fluminense pretende utilizar o seu terceiro uniforme, laranja, em todas as partidas fora de casa, pela Libertadores em 2008.

Vejo isso como uma boa medida da diretoria do Flu. Primeiro, porque se trata de uma interessante medida de marketing, considerando que a camisa a ser utilizada será muito vendida. Vide o amareloso uniforme do Palmeiras, esse ano. Em segundo lugar, essa é uma das vantagens dos clubes que não se prendem ao formalismo estatutário, em relação aos seus uniformes de jogo.

Cornetagens a parte, o Fluminense tem mesmo que jogar pesado com a Libertadores em 2008, já que não é um clube rotineiramente participante. Vale lembrar que essa medida já tinha sido usada pelo Corinthians em 2006, com aquele uniforme preto e dourado.

O uniforme grená, lançado em 2007, ficou extremamente bonito. Vejamos como a Adidas fará com esse modelo especial para a Libertadores, caso o Conselho do clube carioca realmente aprove a medida proposta pela diretoria.

Em tempo: não concordaria com uma medida dessas no meu São Paulo, por exemplo. Como sabido, o Tricolor paulista não pode jogar com uniformes que não os dois estabelecidos pelo estatuto. Nem mudanças muito radicais são permitidas. A diferença está no tradicionalismo desde muito implantado, sendo que ao clube é proporcionado outras medidas, digamos... menos oportunistas. Acho, entretanto, que deveriam ampliar a possibilidade de efetivação de um terceiro uniforme.

2 comentários:

De Santis disse...

Legal isso de jogar com terceiro uniforme. Lembro que lá por 1999 o Santos fez um terceiro uniforme, todo preto, com as laterais em branco e linhas em amarelo. Depois, em 2003 fez outro terceiro uniforme que era similar ao primeiro... era branco, mas as laterias eram pretas. Em 2005 apareceu aquele modelo Kombat da camisa branca do Santos, que ficava colada ao corpo e era usada apenas na Libertadores. Foi legal, era um modelo diferente, porem "igual" ao primeiro uniforme. Todo começo de ano eu rezo para que o Santos faça um uniforme 3 em preto novamente... mas todo preto, exatamente o inverso do uniforme home. Seria o uniforme mais lindo de todos os tempos!!!

André disse...

Esse esquema de terceiro uniforme é interessante. Os clubes poderiam investir mais nisso, desde que, claro, seus estatutos permitam.

Só acho estranho quando os terceiros uniformes não mostram nada que identifiquem o clube, e entrem na vala das padronizações das fornecedoras. Além de ficar tudo igual, não fica nada atrativo.

Ou tem diferença da camisa Away do Chelasea para a Third do Palmeiras? Mesma coisa a Away do Liverpool e as de goleiro do Real Madrid 07-08.

Se for algo personalizado (como a laranja e bordô do Fluminense), vale muito a pena!