domingo, 16 de março de 2008

Especial: Na onda do derby de Campinas!

Campinas já foi considerada a capital do futebol do país, ao final dos anos 70 e meados dos anos 80. Tempos áureos de Guarani e Ponte Preta, que já ficou para trás. Atualmente, a situação dos clubes campineiros é muito triste, especialmente do Bugre. Frequentou a série A2 do Paulista em 2007, e este ano está ameaçado de retornar a segunda divisão paulista. No Brasileiro, caiu em 2006 para a Série C, foi mal em 2007 e este ano, corre o risco de ficar de fora pelo índice, restando jogar somente a Copa FPF. A Ponte caiu em 2006 para a Série B e tenta voltar para a elite nacional, desde o ano passado. Vinha bem no Paulista de 2008, mas deu uma oscilada nas ultimas rodadas e busca a classificação para a fase final.

Só quem vive na região de Campinas no interior de SP, para entender o que significa o derby entre Macaca x Bugre. Deve ser o maior clássico regional do país. Em termos de rivalidade, fica perto de Boca x River, guardadas as devidas proporções, evidentemente. Logo mais, tem mais um derby, o de número 183. Acabo de ouvir que o jogo que rolará no Majestoso terá a Ponte vestindo preto e o Guarani o tradicional verde.

Aproveitando esse grande clássico regional, resolvi fazer uma análise das camisas que os clubes vestem hoje.


Ponte Preta.
A camisa Diadora que a Ponte Preta veste desde o ano passado é, sem dúvida, uma das mais bonitas que a Macaca já vestiu nos últimos anos. Infelizmente, a camisa de jogo conta com um patrocínio da Sika muito feio, mas a camisa limpa, como esta aí embaixo, está sensacional. Hoje, como dito, parece que vestirá a camisa away, preta, por questão de sorte. Por sinal, extremamente bonita.

Crédito: So Futebol Brasil

Como declarado simpatizante da Ponte, pretendo adquirir as duas camisas deste ano da Macaquinha, especialmente esta sem patrocínios. Realmente maravilhosas. A camisa é uma das mais clássicas do futebol brasileiro, com sua faixa transversal.


Guarani

A camisa de 2008 do Guarani é fabricada pela Champs. Segue o padrão de 2008 desta fábrica. Confesso que vi pessoalmente esses dias e fiquei surpreso positivamente, pela qualidade do material. Realmente muito bem feito. Mas acho que o layout usado estraga a camisa. O tom de verde ficou bem legal, o número prateado também, e até mesmo o patrocínio da EMS ficou jóia, mas poderia ter fica melhor se esse padrão da Champs não fosse tão feio. Detalhe para a moda de colocar na camisa uma frase; na camisa do Bugre tem um trecho do hino: "hoje e sempre Guarani".


Crédito: Minhas Camisas / Plantão do Bugre

Portanto, o grande clássico de hoje pode não ser dos melhores tecnicamente, em especial devido a situação que os clibes vivem. Mais no caso do Bugre que da Macaca, evidentemente, já que esta ainda briga pela classificação. De qualquer forma, o embate terá dois clássicos uniformes do futebol brasileiro, este ano, suportados pela Diadora e pela Champs.

Um comentário:

De Santis disse...

Classico deveras nervoso que mostrou a superioridade da Ponte. Qto às camisas, de fato, a da Ponte é linda sem o super patrocinio. Essa do Guarani tá bonitinha mesmo... até que me surpreendeu também, embora eu nunca tenho visto ao vivo. Na onda das frases é complicado... a Nike que começou essa historia né?

Em todo caso, eu tenho uma do Bragantino, da Champs, com a bizarra frase "ETERNAMENTE NABI". Sai pra lá, capeta!