sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Santos 3rd: sugestão! E um pouco mais sobre terceiros uniformes, parte 1.

Como noticiado esses dias, parece que a Umbro pretende lançar para a próxima temporada um novo terceiro uniforme para o Santos. A camisa lançada este ano, embora tenha apresentado idéia louvável, acabou não ornando e chegou até mesmo causar discórdia entre membros da cúpula santista. Isto porque ostentava a cor azul royal, alusiva aos primórdios do clube no início de sua fundação. Por não se tratar de cor supostamente oficial do clube, nos dias de hoje, usou-se como motivo para boicotar o uso em jogos do terceiro uniforme, que acabou sendo usado apenas uma única vez, ainda no campeonato Paulista, salvo engano, contra o Mirassol.

As notícias especulam que a nova camisa será preta, com detalhes prateados. Preto, inclusive, cor que ao lado do branco caracteriza o clube da baixada como o "alvinegro praiano", cantado até mesmo na melodia que acabou sendo admitida como hino "oficial" do clube.

Apesar da louvável idéia, bem como da inquestionável pertinência e bom gosto que a terceira camisa totalmente negra teria -- especialmente em vista dos bons trabalhos realizados pela Umbro recentemente --, tenho cá minhas dúvidas se esta camisa realmente alcançaria seu objetivo primordial: proporcionar ao clube trajar-se nos jogos oficiais, conforme requer a Fifa, sem se descaracterizar. Obviamente que os terceiros uniformes visam angariar receitas para os clubes, como instrumento de marketing, principalmente. Mas não podemos nos deixar levar pela principal função, como citada.

Neste sentido, vejo que a camisa negra, a ser lançada, atenderia muito pouco a esta função. Basta ver o exemplo do Palmeiras, com o sucesso da camisa vagalume: quantas vezes o clube vestiu seu segundo uniforme, branco, nesta temporada? Claro que a terceira camisa, sem dúvida, passa por sua pertinente utilização, como método de atrair os torcedores a adquirir o produto, gerando receitas. Mas vejo que está havendo aqui no Brasil uma desvirtuação da função deste uniforme, eis que utilizado, na maioria das vezes, para substituir o segundo.

Voltando ao Santos F.C, com o terceiro uniforme negro, a clássica camisa alvinegra, listrada, praticamente perderia espaço. Isso pela questão lógica que, se a camisa negra poderia ser usada em um jogo, não seria diferente com a camisa alvinegra listrada. Suponhamos um duelo contra o Botafogo (com seu uniforme principal completo). O Santos, mesmo com este terceiro uniforme, teria que recorrer a entrar em campo vestido completamente desfigurado. Por isso, acho que antes de ser uma camisa que atenda apelos comerciais, deve ser funcional.

Posto isto, surgiu-me a idéia sobre um terceiro uniforme santista. Todos sabem que o preto e branco são as cores do clube. Mas é inequívoco que a torcida santista já adotou, extra-oficialmente, a cor amarela como subsidiária, principalmente pela organizada. Inclusive, nos últimos anos, o próprio uniforme principal do Santos trouxe detalhes significativos em dourado, o que já demonstra relativa pertinência com esta ligação.

Torcida santista: amarelo como terceira cor extra-oficial.



Daí vem a sugestão: e porque não um terceiro uniforme predominantemente amarelo? Claro que persistiria a resistência que o atual azul royal sofreu, mas vejo que á algo de muito maior facilidade de aceitação, eis que a própria torcida assim se admite. Ademais, atenderia, a meu ver, a função principal de um terceiro kit: possibilitar ao clube entrar em campo desobrigado de fazê-lo com seus uniformes principais descaracterizados. Nada me incomoda mais que ver o Santos jogando como se fosse o Corinthians (ou o inverso também...), e o mesmo ocorre quando o São Paulo veste calções negros aliado à camisa branca (apesar que esta questão, no SPFC, vai além de mera conveniência, como tratarei em outra oportunidade...).

Assim, depois de alguns poucos minutos dispensados no paint (sim, porque este blogueiro está longe de dominar as técnicas de photoshop ou equivalentes... rs), chegamos a um resultado que, particularmente, me agradou. Alias, de certa forma, seria preservada a tradição alvi-negra (especialmente negra) com esta terceira cor, admitida pela torcida, de forma a possibilitar uma camisa distinta na elite do futebol brasileiro, e que não descaracterizaria o clube santista. Pelo menos a meu ver.

Santos 3rd: inovação sem abrir mão das caracterísitcas.



Não muito feliz tentativa de inclusão do patrocinador no paint.



De toda forma, a qualidade da imagem e a forma de formatá-la não é das melhores, mas o que vale, neste caso, é a idéia. Inclusive, sugiro desde já especialmente ao Fernando (que sei que domina a arte de edição de imagens...), que desenvolvam= esta idéia com mais qualidade para vermos se um resultado seria interessante ou não. Eu acredito que algo assim atingiria muito os apelos de marketing, sem deixar de preservar a função que DEVE ter um terceiro uniforme, qual seja: proporcionar ao time entrar em campo sem necessidade de desfigurar seus outros uniformes principais.

8 comentários:

Tchelo disse...

Muito bom esse post André. Abre espaço para discurtimos mais esse assunto de uniforme 3, e 4.
O que acontece hoje, é que ainda exstem em muitos clubes principalmente aqui no Brasil, cartolas que repugnam qualquer invoação ou novidade. Eu acho que o que aconteceu com no Santos por exemplo esse ano foi uma amostra disso. Teria motivo melhor para usar uma outra cor que fosse o azul?? A escolha foi perfeita, remetia às origens do Santos, então porque não? Rolou muito ciumes nos bastidores do Santos, essa é a verdade. A torcida adorou a idéia. Todos ficaram "loucos" e as camisas azuis assim que chegavam nas lojas, acabavam.
É engraçado também que a imprensa em geral joga contra essa iniciativa. Assita à um jogo do Barcelona com uniforme amarelo. Aposto que NINGUEM vai falar: "Ahh Barcelona de amarelo não é o Barcelona". Agora o Corinthians de Roxo, o Palmeiras de verde limão e o Santos de azul sofreram com esses preconceitos bobos.
Enfim, eu achei bem legal o seu "Mock-up" André, eu compraria essa camisa, porém eu acho bem mais legal achar algo na história/passado do clube, relacionada com outra cor, pra se criar um unifome 3. É verdade que eu nem sei direito pq em certo momento a torcida do santos meio que adotou o amarelo como 3 cor (acredito que seja pelas estrelas do Bi mundial) porém eu acho que o azul tem muito mais peso na história do Santos

De Santis disse...

Foda o post! Muito bom! Sabe Andre, em 2000 o Santos teve um uniforme 3 que era preto e amarelo... e um pouco de branco. Nao vingou tanto, mas era bonito...me arrependo ate hoje de nao ter comprado. O Santos na epoca do Samir na presidencia "comprou" o amarelo. Onibus amarelo, uniforme de treino amarelo, etc... na gestao do MT, eles assumiram o azul do começo da historia do Santos.

Nao ha duvidas que amarelo + preto é uma combinacao vitoriosa... coloque o escudo do Santos na camisa do Penarol e veriamos isso. Acho que seria uma opcao o amarelo sim... mas como o Tchelo disse, o azul tem aquele fundamento.

O lance da camisa preta nao sei se sera problema... clar, contra o Botafogo o Santos jogaria todo de branco e com meias pretas... mas no geral o Santos nao joga mais como Corinthians... qdo acontece isso, usam a listrada e shorts branco. Foi a solucao encontrada. Geralmente resolve.

Acho que notaram que camisas pretas sao bacanas... o Galo que subiu de divisao jogava de preto anoite. Pode ser uma alternativa pro Santos. Jogou anoite, vai de preto, mesmo na Vila.

Vale ressaltar o que o Tchelo falou... a camisa azul vendeu como água no deserto... foi uma procura imensa. Nao sou velho injuriado e estava na Vila do dia do Santos x Mirassol. Confesso que foi esquisito... mas nao foi feio.

Pelo menos o Santos tem 3 boas opcoes de cores para uma 3a camisa e de repente as 3 com fundamentos: preta, amarela e azul.

abs!

Tchelo disse...

Pow, realmente foi estranho ver o Santos de azul aquele dia, mas concorde comigo que estava bonito e não depreciou o Santos.. só era estranho pois a partir do momento que aprendemos a gostar de futebol, acostumamos a ver o Santos de branco ou preto e branco. Se o time emplacasse uma sequencia com a camisa azul, iriamos nos acostumar depois.
Eu acho que pra começar, poderiam adotar a camisa 3 pra jogar torneios ao estilo copa... como a copa do brasil e a sulamericana, se o Santos se classificar.... pra não ficar tão impactante, a torcida ir acostumando e os velhos ranzinsas também.

De Santis disse...

Foi lindo... a camisa é linda... e o melhor... o Santos venceu de virada! Pra nao falarem que dava azar, haha.

André disse...

Só pra constar: parti do pressuposto que a camisa azul é passado, e a preta seria a "opção" escolhida para substituí-la. Pois concordo com vocês em relação à camisa azul, inclusive com fundamento histórico.

Essa idéia do Tchelo de usar em determinados torneios é bacana. Mas não seria novidade. Em 2000, o Palmeiras usou uma camisa com detalhes meio verde "piscina" (horrível, aliás hahaha) na Copa do Brasil, quando perdeu do SP nas semi-finais. E mais recentemente o Corinthians usou aquela preta com detalhes dourados apenas na Libertadores de 2006.

Tchelo disse...

Tem razão, camisa essa do Corinthians que era muito bonita por sinal

2¹³ disse...

Infelizmente a camisa preta não vai rolar...podem ver aqui

http://santos.globo.com/clube_administracao_mtexto.php?cod=16616

agora é esperar para ver qual a surpresa que eles vão aprontar...de boa...santos tinha que ser só PRETO e BRANCO...no máximo o amarelo das estrelas do escudo..

Juan disse...

POw..nao li tudo pq to sem tempo..só vim avisar q a Netshoes esta com uma promoçao legal de camisas..tem as importadas da Nike a partir de R$ 89,90...