domingo, 1 de março de 2009

Jabaquara A.C. (2002) - Home #7

Após uma bronca por estar meio ausente, venho postar uma camisa pela qual tenho muito carinho. A camisa n°1 do Jabaquara, de 2002.

Para quem não sabe, o Jabuca (apelido carinhoso do time) é uma das equipes de Santos e um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. É uma equipe que foi fundada por espanhóis (por isso as cores amarelo e vermelho) e que por um bom tempo foi chamado de Hespanha Foot Ball Club. Sua época de ouro foi na década de 40, quando revelou craques para os grandes paulistas.

Bom, mas vamos falar da camisa.


frente

verso


Não é uma camisa bonita. Longe disso. O acabamento da camisa fornecida pela Pap's Sport (loja de material esportivo de Santos) é bem ruinzinho, com costuras aparentes e o tecido que faz lembrar um colete de treino. Não é de se esperar grandes coisas mesmo, afinal, em 2002, o Leão da Caneleira disputava a módica série B3 do Campeonato Paulista.

Campeonato esse em que o Jabaquara sagrou-se campeão. Atingindo a marca de 23 jogos de invencibilidade. O time nesse ano era fruto de uma parceria com o Santos F.C., em que os juniores do Peixe jogavam pela equipe. Foi bacana, pois os garotos pegaram experiência e ressuscitaram a chama do time vermelho e amarelo, que há muito andava apagada.

A onda "jabuquista" era tão grande que eu tive que comprar essa camisa, por mínimos R$20,00. É uma das poucas camisa que adquiri comprando. E tenho orgulho dela.

Hoje, o Jabaquara faz parte de um projeto social idealizado pelo Pelé (Monte Alegre e o Paulista de Jundiaí também fazem parte deste projeto). Tem a Puma como sua atual fornecedora e está disputando a série B do Paulista.

7 comentários:

De Santis disse...

Wow Jabucão! Leão da Caneleira! Santista tem carinho pelo Jabaquara e pela Portuguesa Santista, a mais briosa.

Eu acho bonita essa camisa... gosto das "lisas", vermelha e a amarela. São "charmosas". Complicado mesmo é o acabamento fraco desse modelo, mas era de se esperar. Não sabia que a Puma estava fornecendo material deles... darei uma olhada, fiquei interessado nisso... capaz de agregar à coleção!

Yuri R C disse...

meu tio jogou no jabaquara nessa época ^^

nome dele é Roberto, mas só chamo ele pelo nome dele mesmo, Juninho hehehe

ortsiger disse...

No Salão do Seu Hilário, que é o torcedor símbolo do Jabuca, aqui na Martim Afonso no Centro de Santos é vendida algumas camisas regatas, alternativas bem em conta.
Já treinei no Jabuca em 96 e a camisa era da Finta patrocínio da Tiziu, joguei um campeonato nos antigos campos do BNH, onde hoje é um shopping.
Bons tempos ...

Juan disse...

sao as camisas que tem mais valor historico e sentimental do q beleza..rs..me lembra das camisas do Dep. Pereira q eu trouxe da Colombia (http://camisasdefutebola.blogspot.com/2008/10/clubes-colombianos.html), nao achei a foto da outra q é mais parecida...

Tchelo disse...

Esse seu Hilário, citado pelo Ortsiger, é uma figurinha carimbada aqui em Santos. Ele é torcedor simbolo do jabuca e está sempre vestindo a camisa do jabuca, sempre mesmo, tipo todo dia! Lembro quando era menor e ia aos jogos da portuguesa santista e la estava ele, torcendo pra burrinha, porem todo de vermelho e amarelo. Aqui na esquina da minha casa tem uma padaria que é ponto dos torcedores do Santos, e ele sempre está lá,com os santistas e com a camisa do jabuca é claro.

André disse...

Na esquina da casa do Fernando também tem uma padaria! Hahaha...

D. Afonso I disse...

Que coisa mais feia