segunda-feira, 19 de maio de 2008

Europa

Quase 1 mês depois que voltei de viagem to conseguindo um tempo pra escrever aqui.
Passei por vários países como Alemanha, França, Espanha, Irlanda, Republica Checa e Holanda, e digo que voltei decepcionado com as camisas por lá, tanto que voltei de mãos vazias, por azar/burrice, mas voltei sem nada.

Na Alemanha o negócio é complicado, como cada cidade tem somente 1 time grande praticamente, o mercado fica muito restrito aos times locais, em Frankfurt encontrei 2 lojas com camisas somente, e em Munique era tudo do Bayer.

Na Rep.Checa apesar do povo adorar futebol, não encontrei nenhuma loja!!! Ta certo que não entrei em nenhuma galeria, mas não vi camisas de futebol por lá, nem na loja da Adidas.
Em Barcelona só existem camisas do Barça literalmente, o legal por lá é que eles têm lojas do time espalhadas pela cidade toda, e você encontra todo tipo de souvenir do time, porém nem no estádio do Espanyol eu vi camisas do time!! Em Madri por incrível que pareça as camisas do Barça continuam mais fáceis de encontrar do que as do Real. Por lá consegui achar de outros times locais, mas nada que valesse pagar os 60/70 EUR, se bem que andei um bom tempo dentro de uma loja com uma camisa do Celta de Vigo nas mãos, uma laranja da Umbro no mesmo corte que a do Santos de 2006.
Na Holanda a coisa é um pouco melhor, porém não encontrei nada diferente dos times europeus que temos por aqui, em uma única loja consegui encontrar camisas dos times locais, tirando o Ajax e o PSV, o resto é tudo bizarro, a camisa do ex-time do Afonso(?), o Hareveen(?), é ridícula, inclusive quase fui expulso da loja por tentar tirar uma foto de tal exemplar.
Na França também é fácil achar camisas, mas a situação é a mesma da Holanda, só times que já estamos acostumados. Na Champs-Élysées tem uma loja show de bola do PSG, mas o preço também não ajudava.
A Irlanda foi um dos primeiros países que passei, e me surpreendeu muito. Nunca imaginei que um país totalmente sem tradição no futebol tivesse tantas lojas de camisas, apesar de misturarem tudo com as camisas de Rugby, que são bonitas, porém o corte delas é péssimo para pessoas com físico normal. O problema é que eles não são muito caprichosos nos uniformes, e existe somente 1 fornecedor de material esportivo local. Foi aqui que fiz a burrice de não comprar a camisa do Celtic por 39EUR, imaginava que a encontraria em algum outro país, o que é verdade, porém o preço nunca foi tão baixo.
Pontos a serem destacados:
- Qualidade diferenciada nos materiais, principalmente da Nike e da Puma. É ridícula a qualidade dessas marcas no Brasil se compararmos com a camisas Europeias.
- O preço também é "tabelado" por lá.
- As camisas da Holanda e de Portugal têm muito mais destaque que as outras seleções, inclusive que o Brasil.
- A linda camisa da Polônia da Puma!
- Decepção total com a camisa do Dortmund ao vesti-la.
- Impossibilidade de tirar fotos das lojas/camisas, as vezes por falta de pilhas, outras por incompreensão dos vendedores. Camisa da Polônia..Linda!!

Loja em Frankfurt

Camisas bizarras em Dublin.

Loja do Barça em Barcelona.

4 comentários:

De Santis disse...

Caraio... show de bola seu post, Juan! Muito louco, apesar das decepções... poxa, uma pena que tu nao trouxe nada, embora tenha segurado algumas camisas por um tempo.

A Bia qdo foi à França no ano passado me comprou a camisa 3rd do PSG exatamente nessa mesma loja que voce visitou na Champs-Élysées! Eu tenho até a sacolinha guardada, até hoje, hehehe. Pior que ela mandou personalizar, deve ter gastado um pouco, tadinha, hehehe.

Mas valeu a visita, as historias, fotos e experiencia, rapaz. Achei do cacete ver as fotos das lojas. Fico imaginando os caras no veneno pq tu tentou tirar fotos, hahahaha.

Valeu rapaz! abs!

André disse...

Muito legal, Juan! Bom saber que as coisas por lá não são como esperamos, as vezes. E pena que voce voltou com as mãos vazias..

No mais, o Fernando gosta da camisa do PSG que ele ganhou da Bia porque fica com Pauleta atrás.

Anônimo disse...

Porra... Essa camisa amarela e roxa (terceira foto) é bonita bagarai.

Tchelo disse...

Pow legal essa experiencia Juan, pena que não deu certo de achar algo em conta, tirando a do Celtic que vc deixou escapar. Quando estive na itália fui numa loja que tinha todas as camisas dos clubes italianos era muito show... na inglaterra tb eh bom de achar camisas embora tenha muita falsificação!
Tomara que tu tenha mais sorte da proxima vez