Após uma bronca por estar meio ausente, venho postar uma camisa pela qual tenho muito carinho. A camisa n°1 do Jabaquara, de 2002.
Para quem não sabe, o Jabuca (apelido carinhoso do time) é uma das equipes de Santos e um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. É uma equipe que foi fundada por espanhóis (por isso as cores amarelo e vermelho) e que por um bom tempo foi chamado de Hespanha Foot Ball Club. Sua época de ouro foi na década de 40, quando revelou craques para os grandes paulistas.
Bom, mas vamos falar da camisa.
Não é uma camisa bonita. Longe disso. O acabamento da camisa fornecida pela Pap's Sport (loja de material esportivo de Santos) é bem ruinzinho, com costuras aparentes e o tecido que faz lembrar um colete de treino. Não é de se esperar grandes coisas mesmo, afinal, em 2002, o Leão da Caneleira disputava a módica série B3 do Campeonato Paulista.
Campeonato esse em que o Jabaquara sagrou-se campeão. Atingindo a marca de 23 jogos de invencibilidade. O time nesse ano era fruto de uma parceria com o Santos F.C., em que os juniores do Peixe jogavam pela equipe. Foi bacana, pois os garotos pegaram experiência e ressuscitaram a chama do time vermelho e amarelo, que há muito andava apagada.
A onda "jabuquista" era tão grande que eu tive que comprar essa camisa, por mínimos R$20,00. É uma das poucas camisa que adquiri comprando. E tenho orgulho dela.
Hoje, o Jabaquara faz parte de um projeto social idealizado pelo Pelé (Monte Alegre e o Paulista de Jundiaí também fazem parte deste projeto). Tem a Puma como sua atual fornecedora e está disputando a série B do Paulista.