quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Santos, Umbro e Camisas Retro

Hoje venho aqui falar de um assunto que eu gosto, mas que vem me incomodando um pouco nesses últimos meses. As camisas ao estilo retro.

Muitos clubes incentivados pelas suas fornecedoras de material esportivo estão entrando nessa onda, mas acho que está havendo um exagero e uma afobação quanto à isso. Pego como exemplo o clube que torço, o Santos e a Umbro. Somente nesse ano foram inúmeros lançamentos; camisa de 1913, 1920, 1980 e outras que não tem uma data especifica. Para aumentar o “bolo” ainda temos as que foram lançadas nos últimos 4 anos formando assim uma coleção inteira e pesada para qualquer bolso.
Para mim a camisa retro é muito mais interessante quando ela vem “recheada” de história, sendo vendida numa embalagem especial, contando a história daquela peça, lançada de tempos em tempos e não uma atrás da outra como vem fazendo a Umbro no Santos. Um outro ponto interessante à se observar é que vem sido lançadas 3 tipos de camisa retro: As réplicas fieis, as réplicas semelhantes e as camisas inspiradas em design retro.

As fiéis são aquelas idênticas as usadas na época no tocante a material, design e detalhes. As semelhantes são aquelas que tem um design semelhante porem com alguns detalhes e as vezes materiais diferentes das originais. E por sua vez as inspiradas, são aquelas muitas vezes fabricadas com materiais modernos porem com design, detalhes ou cores inspiradas nas antigas.Acho que isso tudo contribui para que uma boa estratégia de marketing afunde pois tudo isso citado a cima confunde os torcedores. Eu por exemplo me sinto bastante confuso quando entro na loja da Vila Belmiro.

Hoje possuo 3 camisas retro do Santos e a que acho mais legal é uma edição comemorativa ao bi campeonato mundial de 62/63 que vem numa caixa bonita contando um pouco a história do time daquela época. Eu adoro ver aquela caixa. De vez em quando à abro e fico olhando pra ela porque ali tem história e é esse o item primordial à uma camisa retro. Ela nem é a mais confortável e nem é a mais fiel ao modelo original, mas é que mais gosto pelo simples fato de trazer consigo a história.

Mas uma vez digo aqui que acho muito legal a iniciativa, mas acho que um pouco mais de organização e carinho com essas peças por parte dos fabricantes e clubes e fazendo lançamentos mais espaçados seriam fatores que fariam aumentar o interesse por tais camisas e consequentemente, suas receitas.

5 comentários:

De Santis disse...

Complicado, é uma chuva de camisas mesmo lá no Santos. Eu tenho essa de 62-63 e a de 1912 que é "moderna". Gostei muito dessa da última foto, só peca mesmo em ser de algodão, ae complica. Mas seria legal uma "triagem", pensarem bem e lançarem aos poucos mas com mais atrativos.

Gosto daquela de 1913, (da primeira foto)... acho que até agregarei no ano que vem, quando estiver bem mais barata... mas fica confuso pro colecionador e muitas são desnecessárias mesmo.

Soutodoloko disse...

Eu concordo plenamente que é um exagero filha da puta ficar lançando camisa atrás de camisa e sem dar o devido destaque, contando a história de cada uma e tudo mais.

Vai acabar banalizando a parada.

Mas de certo modo, transforma o clube em uma grife, com vários modelos de vestes e tudo mais. Não fica aquele negócio de todo mundo igualzinho e tal. Tipo, é legal ser diferente, mas ao mesmo tempo usando uma beca com os mesmo ideais.

Sei lá, viu?

PS.: Acho essa última camisa muito, mas muito bonita mesmo.

Tchelo disse...

É Thiago essa ultima camisa ta lindona... ela é de algodão e o preto é meio desbotado... na foto saiu mais escura... penso em adquirir uma dessa apesar da "palhaçadinha" que fazem com as retros ehhehehe

André disse...

Tenho uma camisa do XV de Piracicaba que é igualzinha essa última... hehehehe.

Eu curto retrô também, mas curto faz tempo. Muito antes de virar modinha, como é agora. Fernando me conhece há mais tempo e sabe disso...

As linhas retrôs oficiais, feitas pelas patrocinadoras, estão cada vez mais ignorantes, mesmo. Muitas acabam perdendo o foco e o sentido de ser linha retrô.

Ainda considero mais bacanas as réplicas retrôs feitas não-oficialmente, como do Naftalina E.C. Tentam reproduzir fielmente as camisas antigas e sem perder a idéia de ser retrô, ou seja, de ser uma camisa feita atualmente. Até mesmo alguns lançamentos oficiais foram assim, como a retro 92-93 do SPFC, no box da camisa do Mundial de 2005. Ou uma que vinha num box tambem do Santos lançada pela Umbro há alguns anos, de 62-63, se não estou enganado.

Fora que estão saindo MUITOS lançamentos que chamam de retrô, mas é só alusivo a uma camisa de outra década. Tipo a primeira camisa que o Tchelo colocou no post. Tem a última linha de camisas do TRI brasileiro do SPFC, lançada pela Rbk. São apenas alusivas.

Lançar mais opções de camisa retrô nem sempre significa mais receita para o clube. Acredito que valha muito mais a pena lançar um produto fora-de-série do que três meia boca que não empolgarão a torcida.

Unknown disse...

vcs sabem me dizer se e onde consigo encontrar essa camisa comemorativa do bi 62/63?????
preciso comprar uma para dar de presente...
é urgente!!!!!!

obrigada!
Bia