terça-feira, 14 de abril de 2009

Cadê o manto branco que assustava a todos?

Já li alguns livros, matérias, artigos falando daquele Santos da época de ouro. Odir Cunha entre outros comentavam como os adversários tremiam ao ver o Esquadrão santista todo de branco... meias brancas, calção branco e camisa branca. Brilhava, refletia, assustava... era o SANTOS, o time de branco. O time que fez tanto sucesso com a camisa away, que passou a te-la como "home". Qual time no mundo fez isso? Conquistou tantas batalhas no mundo todo somente de branco, que essa camisa passou a ser a camisa "número 1".

No ano passado a Umbro fez um trabalho fraco no design da camisa branca. Parecia de camelô. Acabamento sem graça, sem detalhes... poxa, olhem a camisa da LDU! Olhem a camisa da seleção inglesa! Como apresentar "aquilo" pro Santos? Pra completar, o mkt santista cagou (desculpem MESMO o termo) ao colocar aquele patrocínio RIDÍCULO da STI imenso. Cheguei a postar aqui no nosso blog que aquela camisa branca de 2008 fora a camisa mais feia da história do Santos.

Mas parece que o marketing santista + direitoria se esforçaram e conseguiram algo PIOR! Mas MUITO pior! O que é isso que o Tchelo apresentou abaixo? É um outdoor? É uma tela de cinema passando uma propaganda da STI? "STI É SEMP TOSHIBA"... e o Santos, é o que? E esse manto que assustou o mundo inteiro e ficou famoso mundialmente é o que? Cadê a PORRA da camisa branca do Santos? O que fizeram com ela? Cadê o escudo santista na camisa? Eu me esforço para acha-lo. Que time é esse? Eu não visto essa camisa nem se me pagarem R$ 169,00! Costumo ir à baladas, bares, até trabalho na sexta-feira (no casual day) com camisa do Santos. Agora alguém me explique por favor, como usar esse lixo?

Cadê a diretoria do Santos para vetar essa porcaria? Cadê o mkt do Santos para diminuir isso? Sou sócio do Santos, com carteirinha de número 43485-00 e estou indignado com essa BOSTA que lançaram. E não me interessa se vão vender com patrocínio menor, sem patrocínio, preta, azul... eu quero saber do SANTOS. Do MEU time do Santos... que camisa ele usará quando enfrentar um adversário? Camisa do Santos Futebol Clube, Bi-Mundial, eleito o melhor time das Américas pela FIFA no século passado, o time do branco da paz e o preto da nobreza ou a camisa da STI É SEMP TOSHIBA?

Ás vezes questiono se vale a pena mudar essa diretoria do Santos que ano passado fez os santistas sofrerem com um time ridículo. Esse ano está melhor, mas a que custo? Não conseguem bater o pé por uma camisa de história e clean? Que falta de respeito com todos que usaram esse manto e torcem por esse time!

E a Umbro, mkt, diretoria não precisava se esforçar muito não... olha que bonitas as camisas de 2006 e 2007:



Esse de 2007 tá sem patrocínio, mas no início usavam um "semp toshiba" discreto. O que custa? Custa grana é? É um blog de camisas de futebol, não queria tocar nesse assunto, mas é curioso ver que o Santos dos 4 grandes paulistas é que menos recebe por patrocínio de camisa. Lembro ter lido em algum lugar que o Corinthians recebia 18 milhões e o Santos recebia 8 milhões - algo assim. Óbvio que o Corinthians aparece mais na TV do que o Santos... mas fico pensando: olhe o tamanho do patrocíno do Corinthians, do Palmeiras e do São Paulo nas camisas e veja quanto eles recebem... e olhem o tamanho do STI na camisa do Santos e vejam quanto o Santos recebe. Sem dúvidas é o cm² mais barato da história! Vale a pena vender a camisa do Santos assim?

Não só eu, mas toda torcida santista está indignada. Já observei a comunidade do Santos na internet, observei a comunidade de colecionadores de camisas de futebol no Orkut e notei que foi unânime! Todos detestaram esse lixo criado e apresentado aos torcedores santistas num desfile (!!!). Como tiveram coragem? Aliás, como têm coragem de cobrar R$ 169,00 por "isso"!? O mais curioso é que eu não vejo NINGUÉM na Vila com a camisa do STI grandão do ano passado (e olhe que eu só vou a TODOS os jogos do Santos na Vila), porém vejo todos com a camisa listrada e azul, que por coincidência (pfff!) são as camisa que se parecem com camisa do Santos e não da STI. Nunca pensei que diria isso, mas saudades da Bom-Bril imensa de 2002.

Mandarei esse texto para o Santos, para o dpto. de marketing, para presidência, conselho, ESPN Brasil, Lance!, SPORTV, seja lá quem for. Vou postar no blog dos "Vileiros", vou divulgar nas comunidades do Santos, simplesmente assinando embaixo de tudo que todos estão dizendo. Alguma coisa tem que acontecer.

Desculpem o desabafo, mas tenho certeza que falo em nome de TODOS os torcedores santistas e amantes de futebol, história do futebol e camisas de futebol.

15 comentários:

César Reginato disse...

Olá!
Sou gremista, mas me solidarizo com os santistas nesse momento.
Ridículo o que estão fazendo com a camisa do Santos. Vocês tem que mudar isso! Eu não gostaria de algo assim tomando conta do uniforme do meu time.
Saudações tricolores dos pampas.

André disse...

Com certeza, Fernando.

Repito meu comentário na mensagem do Tchelo: Cagaram em 2008 e pisaram em cima em 2009! A toricda não pode permitir um insulto desses...

Em tempo: talvez o tamanho da marca na camisa seja como contrapartida ao fato de venderem a rodo as camisas sem patrocínio nas lojas. Sei que o São Paulo fecha os acordos sempre pra vender apenas com patrocínio nas lojas, o que permite negociar melhor os valores recebidos e, porque não, o próprio tamanho da marca na camisa.

Na boa, essa camisa de 2009 supera qualquer uma "abusada" dos anos 80...

Tchelo disse...

Bom, além de tudo eu acho que a propaganda acaba sendo negativa para a Semp Toshiba pelo ao menos entre a torcida santista. Eu por exemplo peguei raiva, e não comprarei nenhum produto deles enquanto estiver com essa palhaçada na camisa do Santos. Lembro dos tempos da Panasonic em que até a camisa listrada era melhor diagramada, com o patrocinio contornado e não dentro de uma caixa branca como é hoje. Eu acho que só cabe a nós Santistas protestar contra um abuso desses e se a empresa for algo sério e que liga para a opinião dos consumidores vai se "coçar" e pedir ela própria pra mudar, assim como a Suvinil fez, quando entrou no Palmeiras e causou indignação dos torcedores ao colocar um logo multi-colorido nas mangas do alviverde. A torcida reclamou e logo a empresa redesenhou o logo com cores mais discreta, agradando à todos! A Semp Toshiba que abra olho, pois está queimando seu filme.

ortsiger disse...

O principal culpado nessa história toda, como frisou o Antonio é o próprio SFC e sua cúpula de diretores e conselheiros.

Quando o assunto foi a camisa azul escura ser usada ou não, só faltou conselheiro ir ao Vaticano excomungar quem ousasse citar "aquilo" como camisa do Santos.

No programa Esporte por Esporte da Santa Cecília TV (propriedade da família Teixeira) o Silvio "O Verdadeir" Ruiz disse até que o apelido do peixe poderia mudar para o "Tricolor da Vila Belmiro" e não mais " O alvinegro da Vila mais famosa" ...

Agora que fazem essa esculhambação (e olha que nem santista sou, só moro aqui) com esse patrocínio "a lá" camisa do Guarani em 86/87 da LIX gigante nenhum diretor/conselheiro se manifesta ?

Será que a grana que a Umbro larga é tão boa assim para passar uma camisa tão ridícula como essa ?

Será que ninguem se importa com uma qualidade tão ruim de camisa e acabamento ?

Até as camisas da Anddma eram mais legais !

André disse...

A culpa, nesse caso, não é da Umbro. Com certeza o tamanho do patrocínio é feito conforme contrato do Santos com a Semp Toshiba.

A unica culpa que a Umbro tem é fazer uma camisa sem graça, ainda mais pela perspectiva de ótimos trabalhos recentes e outros fora do Brasil.

Juan disse...

Nao achei a "caixa" do patrocinio feia, não curti a camisa ser predominantemente branca, se reparar deve ter mais preto no patrocinio da camisa "branca" do q na listrada!!
Mas esse patrocinio vai demorar pra ser aceito.

Rafa Barbosa disse...

Sou são-paulino, gosto de futebol e gosto muito de camisas de futebol. Por isso concordo com todas as linhas escritas aqui.

Esse STI é uma coisa completamente ridícula, mancha a camisa de uma forma absurda. Poderia ser uma cagada explicada pela grana, mas nem isso justifica!

E, de fato, a Umbro não trata o Santos como deveria tratar. Não só a camisa da LDU, como a do Colo Colo é bem mais caprichada (aliás, me arrependo de não ter comprado na minha última viagem). Isso sem falar na Seleção Inglesa...

Mas, cedo ou tarde, a diretoria e a Umbro vão sentir isso no bolso. Como vc disse, não viu ninguém na Vila com o outdoor da STI do ano passado. A diretoria vai sentir a diferença nas vendas e vai ligar os pontnhos...

Tchelo disse...

Juan, a caixa na camisa listrada é feia sim! É que perto da camisa com o STI gigante fica até ofuscado. É tipo aquele ditado: Em terra de cego, quem tem um olho é rei. Perto da branca com o STI gigante ela até ta bonita. Mas se voce lembrar dos posts antigos, do ano passado, quando a branca estampava somente semp toshiba, a nossa relcamação era do patrocinio na listrada ser em caixa. Porque nao fazem contornado, como era com a Panasonic????

Unknown disse...

Vale lembrar uma coisa... Os direitos da Umbro no Brasil pertencem ao Grupo Dass. Repare que as camisas Umbro no Brasil seguem uma padronagem própria, INSPIRADA na da Umbro mundial, mas não igual. E o padrão de qualidade é bem mais baixo.
É bom imputar sim um pouco dessa culpa ao grupo Dass, que 'empurrará' a FILA no Botafogo e no Figueirense. Ah, o grupo Dass administra a Kappa no Brasil, também.
Acho que só a Adidas, e talvez a Nike, possuam representação própria no Brasil.

André disse...

E só pra complementar o rdish, a baixa qualidade das camisas no brasil se deve à falta de verificação de qualidade na terceirização do processo fabricação, por empreseas como a Dastrosa e Vulcabrás.

Mas ainda sobre a camisa do Santos, cada vez que vejo gosto menos. Simplesmente lamentável essas camisas de 2009.

sergio guilherme disse...

Sou são-paulino e também gosto muito de camisas de futebol e me solidarizo com os santistas.
Também achei um absurdo essa camisa do Santos.
Como bem disse o Tchelo acima, tem a história da Suvinil no Palmeiras. Será que não daria resultado se vocês santistas organizarem um abaixo-assinado pra mudar isso?
Eu assinaria com todo prazer.
Um time com a importância e tradição do Santos não pode ter uma aberração dessa como camisa de jogo.
Com um logo desse tamanho, ao invés dos santistas terem que pagar pra comprar a camiseta, deveriam receber uma cota de patrocínio por usar um outdoor ambulante.

Vinicius disse...

Será que, quando o Santos vier jogar em SP, não vão querer multar o clube por infringir a Lei Cidade Limpa?

Que falta de vergonha... essa é a camisa mais feia da história do Santos! Que volte a camisa do Paulistão de 2001, sem patrocínio e com o patch da FIFA "Melhor das Américas no Século XXI"!!!

Yuri R C disse...

Sou Corinthiano e tbm me solidarizo com santistas contra esse ESTUPRO que estao fazendo com a camisa do tradicional Santos!!!Pra mim tem dirigente com a mão sendo molhada pra permitir tal absurdo com o manto do time!!!!

2¹³ disse...

Fontes seguras do Santos F.C me disseram o que significa essa camisa...STI é Só Tem Idiota...pra fazer uma merda dessa e acabar com uma das camisas mais lindas do futebol mundial deve ser mesmo...

Lucas Führ disse...

Concordo com cada linha desse texto. A camisa do Santos não é qualquer uma pra ter sido ''cagada'' desse jeito. Somos um dos maiores times do Brasil, e com uma camisa dessas, até o respeito pelo time diminui.
Acho que os dirigentes deveriam abrir os olhos, e ver que estão é perdendo dinheiro com isso. Quem quer pagar R$169,00 numa MERDA dessas?
E como já foi dito no texto, com uma camisa dessa dá mesmo até saudade da de 2002, com o patrocínio gigante da BomBril. E aquele Universo Tintas na manga, também não me agradou.
Fica aí o meu protesto!