terça-feira, 28 de outubro de 2008

Retrô: São Paulo F.C # 1 POY

Acho que todos devem saber, por aqui, que minha coleção de camisas de futebola é voltada principalmente para camisas do São Paulo, meu clube de coração. Dentre tantas de jogo, de loja, de goleiros, comemorativas, tenho uma pequena seção destinada às camisas retrô/réplicas. São poucas ainda, é verdade, mas que são uma espécie de xodó da coleção, principalmente porque sempre fui admirador dos modelos antigos de camisas, mesmo antes desta "febre retrô".

Certo tempo atrás, o Tchelo postou sobre essa "moda", então sobre as tantas camisas do Santos lançadas pela Umbro. Disse na época minha opinião a respeito: o que tinha tudo pra ser legal, tem sido esvaziado pelo conceito desvirtuado que se tem conferido as linhas retrôs. A meu ver, as camisas retrôs mais legais são aquelas que, embora produzidas hoje em dia, mantém fidelidade ao que se pretende reproduzir, conferindo-se status de réplica.

Neste conceito, um dos pioneiros e sem dúvida um dos melhores vendedores é o Naftalina E.C, de Belo Horizonte, (cuidado para não confundir com outros homônimos que surgiram depois...), e que vende seus produtos no Mercado Livre. Além da criatividade, eles fazem produtos de qualidade incrível, muito fidedignas às camisas dos anos 50, 60 e 70, principalmente. Já havia adquirido com ele uma camisa réplica away retrô do SPFC, da década de 70. Também, em certa oportunidade, adquiri uma camisa réplica de Portugal, da Copa de 1966, # 13 do Eusébio.

Em vista de alguns lançamentos recentes do Naftalina E.C., sugeri que reproduzissem uma camisa de um dos maiores nomes da história do São Paulo F.C: José Poy.

Segue um breve resumo do wikipedia:

"José Poy chegou ao São Paulo em 1948, mas só se firmou como titular em 1950. O goleiro, a partir daí, teria uma carreira de treze anos no time tricolor e uma grande identidade com a torcida, sendo ídolo até hoje.

Poy, tricolor por adoção, foi um dos maiores goleiros que já jogaram no futebol brasileiro. Muito ágil e calmo, foi um goleiro tão seguro que teve seu nome cotado para a Seleção Brasileira da Copa do Mundo de 1954, mesmo sendo argentino. A imprensa pressionou, os dirigentes chegaram a consultá-lo sobre a eventual naturalização, mas a idéia acabou não dando certo.

Encerrou a carreira em 1962 para se tornar treinador. Dirigiu o próprio do time do São Paulo diversas vezes entre 1964 e 1982, tendo sido campeão paulista em 1975, vice-nacional em 1971 e 1973, vice da Libertadores em 1974 e vice paulista em 1982."


Sem dúvida, José Poy é um dos maiores nomes da história do São Paulo, sendo um dos que mais vestiu a camisa do clube tricolor, tendo sido até mesmo homenageado por Rogério Ceni quando este o superou em número de jogos pelo clube (565). Como o próprio texto indica, sua identificação com a torcida foi tão grande que é lembrado até hoje, como o recém falecido Roberto Dias (2007). E nada mais justo que incluir o clássico manto negro que o goleiro argenitno usava no São Paulo entre minhas retrôs/réplicas.

Inclusive, fiquei muito feliz em ver que uma sugestão minha foi atendida pelo Naftalina E.C., que, entre outros, já havia produzido camisas do Leão (Corinthians e Palmeiras), Manga (Botafogo) e Gilmar (Santos), colocando essa camisa do José Poy em seu catálogo de vendas.






As imagens acima são do próprio Naftalina E.C.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Santos 3rd: sugestão! E um pouco mais sobre terceiros uniformes, parte 1.

Como noticiado esses dias, parece que a Umbro pretende lançar para a próxima temporada um novo terceiro uniforme para o Santos. A camisa lançada este ano, embora tenha apresentado idéia louvável, acabou não ornando e chegou até mesmo causar discórdia entre membros da cúpula santista. Isto porque ostentava a cor azul royal, alusiva aos primórdios do clube no início de sua fundação. Por não se tratar de cor supostamente oficial do clube, nos dias de hoje, usou-se como motivo para boicotar o uso em jogos do terceiro uniforme, que acabou sendo usado apenas uma única vez, ainda no campeonato Paulista, salvo engano, contra o Mirassol.

As notícias especulam que a nova camisa será preta, com detalhes prateados. Preto, inclusive, cor que ao lado do branco caracteriza o clube da baixada como o "alvinegro praiano", cantado até mesmo na melodia que acabou sendo admitida como hino "oficial" do clube.

Apesar da louvável idéia, bem como da inquestionável pertinência e bom gosto que a terceira camisa totalmente negra teria -- especialmente em vista dos bons trabalhos realizados pela Umbro recentemente --, tenho cá minhas dúvidas se esta camisa realmente alcançaria seu objetivo primordial: proporcionar ao clube trajar-se nos jogos oficiais, conforme requer a Fifa, sem se descaracterizar. Obviamente que os terceiros uniformes visam angariar receitas para os clubes, como instrumento de marketing, principalmente. Mas não podemos nos deixar levar pela principal função, como citada.

Neste sentido, vejo que a camisa negra, a ser lançada, atenderia muito pouco a esta função. Basta ver o exemplo do Palmeiras, com o sucesso da camisa vagalume: quantas vezes o clube vestiu seu segundo uniforme, branco, nesta temporada? Claro que a terceira camisa, sem dúvida, passa por sua pertinente utilização, como método de atrair os torcedores a adquirir o produto, gerando receitas. Mas vejo que está havendo aqui no Brasil uma desvirtuação da função deste uniforme, eis que utilizado, na maioria das vezes, para substituir o segundo.

Voltando ao Santos F.C, com o terceiro uniforme negro, a clássica camisa alvinegra, listrada, praticamente perderia espaço. Isso pela questão lógica que, se a camisa negra poderia ser usada em um jogo, não seria diferente com a camisa alvinegra listrada. Suponhamos um duelo contra o Botafogo (com seu uniforme principal completo). O Santos, mesmo com este terceiro uniforme, teria que recorrer a entrar em campo vestido completamente desfigurado. Por isso, acho que antes de ser uma camisa que atenda apelos comerciais, deve ser funcional.

Posto isto, surgiu-me a idéia sobre um terceiro uniforme santista. Todos sabem que o preto e branco são as cores do clube. Mas é inequívoco que a torcida santista já adotou, extra-oficialmente, a cor amarela como subsidiária, principalmente pela organizada. Inclusive, nos últimos anos, o próprio uniforme principal do Santos trouxe detalhes significativos em dourado, o que já demonstra relativa pertinência com esta ligação.

Torcida santista: amarelo como terceira cor extra-oficial.



Daí vem a sugestão: e porque não um terceiro uniforme predominantemente amarelo? Claro que persistiria a resistência que o atual azul royal sofreu, mas vejo que á algo de muito maior facilidade de aceitação, eis que a própria torcida assim se admite. Ademais, atenderia, a meu ver, a função principal de um terceiro kit: possibilitar ao clube entrar em campo desobrigado de fazê-lo com seus uniformes principais descaracterizados. Nada me incomoda mais que ver o Santos jogando como se fosse o Corinthians (ou o inverso também...), e o mesmo ocorre quando o São Paulo veste calções negros aliado à camisa branca (apesar que esta questão, no SPFC, vai além de mera conveniência, como tratarei em outra oportunidade...).

Assim, depois de alguns poucos minutos dispensados no paint (sim, porque este blogueiro está longe de dominar as técnicas de photoshop ou equivalentes... rs), chegamos a um resultado que, particularmente, me agradou. Alias, de certa forma, seria preservada a tradição alvi-negra (especialmente negra) com esta terceira cor, admitida pela torcida, de forma a possibilitar uma camisa distinta na elite do futebol brasileiro, e que não descaracterizaria o clube santista. Pelo menos a meu ver.

Santos 3rd: inovação sem abrir mão das caracterísitcas.



Não muito feliz tentativa de inclusão do patrocinador no paint.



De toda forma, a qualidade da imagem e a forma de formatá-la não é das melhores, mas o que vale, neste caso, é a idéia. Inclusive, sugiro desde já especialmente ao Fernando (que sei que domina a arte de edição de imagens...), que desenvolvam= esta idéia com mais qualidade para vermos se um resultado seria interessante ou não. Eu acredito que algo assim atingiria muito os apelos de marketing, sem deixar de preservar a função que DEVE ter um terceiro uniforme, qual seja: proporcionar ao time entrar em campo sem necessidade de desfigurar seus outros uniformes principais.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Chivas Guadalajara - Away 2008 - #7 G. Pineda

Lembram daquela camisa muito estranha que o Chivas usou quando enfrentou o Atlético/PR e que todo mundo achou bem feia, menos eu? Bom, ó ela aqui.

Me recordo que disse que achava que ela era azul e tinha um degradê nas listras. Na verdade ela é preta e um verde limão. Suas listras tem um padrão bem estranho, ao estilo bandeira kamikase (que seguem o mesmo padrão da home atual), mas com nenhum degradê. Começo a achar que tinha bebido demais quando vi o jogo.

A camisa, que foi usada pelo Pineda, está entre uma das menores que eu já vi na minha vida. No tamanho XS (Extra Small). Fico pensando como o CAP pode perder pra um time com um sujeito que coubesse nessa camisa.



Continuo não achando a camisa horrorosa. Acho que se, ao invé de listras, ela fosse lisa, não seria de todo ruim. Daria até um ar europeu a ela.



Esse box da Toyota às costas está bem bizarro (como todos os boxes do mundo).

A camisa tem alguns detalhes bacanas, como o distintivo na foto acima. Ele tem uns escritinhos (Chivas e RBK) com uma linha reflexiva. Fiquei curioso com essa numeração debaixo dele (144952), juro que não do que se trata. Nessa foto também dá pra ver o tecido da camisa, que tem esse padrão de "pintinhas" apenas na região do tórax. Na lateral, ela tem furinhos (dá pra vê-los na foto abaixo) para respiração.


Esse é o patch da 1ª Divisão do Federação Mexicana, que se encontra no braço direito da camisa.

Bom, essa é a camisa. Continuo não achando ela feia, apesar de concordar que não tem exatamente nada a ver com o Chivas. Mas esse verde limão já vem sendo usado desde a away do ano passado, que não tinha listras e predominava o branco.

Então, eu usaria (e talvez as pessoas apontassem pra mim na rua, rindo bastante), mas o Pineda é um anão e não cabe em mim a dita cuja. Vai pro armário então.

Camisa 3 do Esporte Clube Bahia

Não sei se é nova, mas na loja virtual do Bahia diz que é lançamento.

A Lotto na minha opinião vem trabalhando bem por aqui. Ainda não tenho nenhuma camisa dessa marca, mas pretendo adquirir logo.
Confesso que me agradou até essa camisa, porém, em termos de camisa 3, aquela que a Diadora tinha lançado ano passado, eu achava mais legal.

Crédito da imagem: http://www.lojadobahia.com.br/

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Em tempo... Figueirense! pt.2.

Rápida mensagem apenas para constar que a Figueira Store deu um upgrade na imagem da camisa 4 do Figueirense (clique aqui!). Após um banho de photoshop, a nova imagem da camisa anunciada em pré-venda na loja dá mais impressão de ser como dizer ser: dourada.

Como anunciamos aqui a imagem da loja, a surpresa foi natureal. A imagem anterior, de fato, parecia cor de... huh... presunto. Talvez diante dessa errr... inconsistência, resolveram mandar ver na edição. Pelo menos ficou mais condigna com o que anunciaram.

Vejam a diferença:

Imagem anterior, anunicada em 19/10.

Crédito: Minhas Camisas.

Nova imagem, em 22/10.

Crédito: Figueira Store.

Real Betis 2008/2009

Ainda não tinha visto esses uniformes 2 e 3, mais novos do Real Betis da espanha.

Não curti essa camisa número 3 que é a do centro, com listras azul e branco. Na hora que vi, lembrei do Fernando falando: "Camisa de aqualouco".


Um detalhe que eu achei meio desnecessário foi o nome da Kappa, bem em cima na gola. Poderia ser mais pra baixo, ou então no local tradicional, no lado direito do peito.

A camisa away, eu ja achei legal, que é a toda verde, até compraria, mas prefiria com certeza a camisa 2007/2008 toda verde do centenário. Quem sabe não acho barato em alguma loja gringa, pois a nacional, deixa muito a desejar.

Gostaria de um dia ver a Kappa no Santos, mesmo com a Umbro fazendo o bom trabalho que faz.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Novo 3o. uniforme...

O Santos está preparando um novo terceiro uniforme, que deverá começar a ser utilizado na próxima temporada. Mas nada de azul, como chegou a ser usado neste ano. A nova camisa será todo preto, com detalhes prateados.

Na semana passada, o modelo foi apresentado a alguns conselheiros, que aprovaram a idéia e deram sinal verde para a diretoria negociar a confecção dos novos uniformes com a empresa que fornece material esportivo para o Peixe. Mas algumas alterações na camisa não estão descartadas.

Ainda não há data para o lançamento oficial.

(...)

Agora sim! O que eu sempre pedi, sempre sonhei... acontecerá! Será DISPARADA a camisa mais bonita do futebol brasileiro! Comprarei umas 3 pra ter... haja ansiedade! É esperar para ver!

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Santos ou STI?

Não sei se é definitivo, se foi apenas para esse jogo do Rio, mas a camisa que o Santos usou contra o Botafogo no sábado beirou o ridículo! Lembrou aquela camisa do Santos de 2002 que tinha o logotipo da Bom-Bril imenso! Não sei se os cofres estão muito apertados e deram um grau no contrato, mas esse STI tá abusivo. Felizmente esse material não vai a venda para os torcedores, mas dói... dói muito ver a camisa do alvi-negro mais famoso do mundo assim, com o escudo discreto e uma marca de computadores em evidência.

Certeza que muitos torcedores, conselheiros e imprensa vão resmungar... espero que seja algo temporário, como tem sido as várias camisas que o Santos tem usado nesse ano, com patrocínios de produtos da Toshiba.

Mas se serve de consolo, pelo menos o Santos ganhou fora de Santos e deu sorte...

domingo, 19 de outubro de 2008

Figueirense: Camisa de jogo 4



Saiu a pré-venda, na loja oficial do Figueirense, da nova camisa alternativa do clube. A princípio, apontada como "camisa oficial de jogo 4"... E pelo visto, ao contrário da terceira, essa nova camisa vai ser meio difícil de digerir.

Quem sabe com ela em mãos seja outra história, mas a princípio, não ornou muito, não...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Ainda sobre a camisa do Hamburgo

Bom pessoal, dei uma leve pesquisada sobre as cores do Hamburg SV (ler post anterior), e o que achei foi o seguinte:

Inicialmente em 1887, uma fusão entre 2 clubes, o "Der Hohenfelder Sportclub" e o "Wandsbek-Marienthaler Sportclub" deram origem ao Sportclub Germania zu Hamburg. Posteriormente, em 1919, o Sportclub Germania zu Hamburg, se juntou com mais 2 clubes, Hamburger FC e o FC Falke Eppendorf . Nesse momento nasceu o atual Hamburg SV e as cores escolhidas para esse novo clube foram o vermelho e o branco. Porém resolveram manter o azul, o branco e o preto no segundo uniforme e no escudo do time como homenagem ao Sportclub Germania zu Hamburg que era o mais antigo dos 3 que deram origem ao atual Hamburg SV.

Sendo assim, o Hamburg SV é considerado o clube mais antigo da Alemanha, de 1887 e é o único daquele país que participou de todas as edições da Bundesliga, o campeonato alemão, até hoje.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Camisa do Hamburgo away 2008/09

Estava dando uma navegada pela net quando topei com essa camisa away do Hamburgo da Alemanha. Como eu sei que o pessoal aqui do blog é chegado numa camisa meio-a-meio resolvi posta-la

Confesso que eu sou meio difícil pra gostar de camisas meio-a-meio, porém dessa eu até gostei. Acho que essa combinação de preto com azul ficou bem sóbria, não está tão chamativa, talvez até por serem duas cores escuras.

Por falar em preto e azul, notei que essas são as cores oficiais do time. Se você for no site do clube, ele é todo azul, se ver fotos da torcida, a cor predominante é azul e preto, o símbolo é azul e preto, o estádio é pintado de azul.... no entanto eles só usam tais cores no uniforme away. O uniforme home é branco e vermelho.

Nesse ano, é predominante branco, com finas listras vermelhas, mas nos anos 80 era predominantemente vermelho com finas listras brancas.

Portanto, se alguém souber o porque dessa peculiaridade de usar essas cores que aparentemente não tem a ver com as cores oficiais e atuais do clube, por favor nos ajude :)

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Independiente - 2001

Como postei há uns dias, um dos meus sonhos de consumo é a camisa do argentino Clube Atletico Independiente, de Avellaneda. Maior vencedor de Libertadores, com 7 títulos em 7 finais, esse time me encanta pela simplicidade da camisa. Ultimamente tenho observado muito o modelo atual, da Umbro... mas por sorte, consegui nesses dias a camisa do Independiente de 2001, modelo da Topper.

Camisa que tem algumas peculiaridades... material elástico, idêntico ao da Kappa da época do Werder laranja / verde. Aquele material kombat mais grosso e pesado. A simplicidade da camisa fala tudo, sem frescuras... vermelho e só. O escudo e os detalhes são meio emborrachados, mas o destaque fica mesmo para a gola bem diferente... é meio "rolê", alta, que cobre metade do pescoço. Bem diferente e chega a ser incômodo, mas no frio, deve agregar bastante! É camisa que fica colada ao corpo e infelizmente, essa versão que consegui, não tem número atrás.

Valeu como incentivo para conseguir a camisa atual, da Umbro, ou alguma de ano recente... bem bonita!

Nova do Coxa...

A equipe do Coritiba tem um novo uniforme para a reta final do Campeonato Brasileiro. Na noite dessa segunda-feira, a diretoria do clube apresentou a terceira camisa do Coxa para os torcedores em um jantar. O modelo está à venda e deverá ser usado na partida contra o Goiás, domingo.

domingo, 12 de outubro de 2008

Los Hermanos...

Nossos vizinhos argentinos além de jogar muita bola, também têm clubes com camisas de força e beleza. Já muito conhecidas pelos brasileiros, Boca Juniors e River Plate são comuns nas ruas e lojas do Brasil.

Escolhi quatro clubes para comentar, que me agradam MUITO... e não são tão populares quanto os dois já citados. Fotos recentes, da última rodada do campeonato argentino / Sul Americana

Independiente, ou "Rojo", é o clube que tem a camisa mais bacana de todas do futebol argentino, na minha modesta opinião. É Umbro, já parte com um design e material acima da média, qualidade gringa mesmo e é simples e direto... vermelho com detalhes em branco... sem firulas, frescuras... é o tradicional impresso na camisa. Essa é complicada de se encontrar no Brasil... é o meu grande sonho de consumo atual... só lá na Argentina ou ML (à preço salgado demais).


Estudiantes, camisa que nossos amigos Thiago e Tchelo têm na coleção é outro clube que aposta sempre na tradição. Topper... material que sumiu dos grandes do Brasil, ainda aparece na Argentina, com força. Entra ano e sai ano, e a camisa do Estudiantes segue seu padrão e sua beleza... se fosse mais fácil de encontra-la, já estaria agregada à minha coleção.

Na foto dois grandes clubes... Racing e Rosario Central... mas escolhi essa foto para comentar mesmo a camisa do Rosario, que é uma camisa que eu acho demais! Apesar do patrocínio imenso, é uma camisa belíssima. Essa felizmente tenho na minha coleção. Kappa, desse tipo "kombat", elástico, que molda ao corpo. Um terror para os mais gordinhos (humpf!), mas bonita demais. Essa camisa do Rosario é facilmente encontrada no Brasil, embora com um escudo diferente... a versão brasileira vendida nas lojas tradicionais é da temporada passada, se eu não me engano... mas beeem similar a essa.

Argentinos, time que passou para a fase seguinte da Sul Americana vem com essa camisa "inversa" do River Plate e bate, na minha opinião, a camisa do rival. Diadora, material no Brasil foi substituído pela Lotto, aparece fazendo um ótimo trabalho nessa belíssima camisa. Imagino que essa seja praticamente impossível de se encontrar no Brasil... mas numa visita pela Argentina, valeria MUITO a pena garimpar e procura-la.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Cerezo Osaka - Home 2008

Bom, já que aceitei o ilustre convite para participar deste ótimo blog de camisas de futebol, nada mais justo que mostrar serviço e vir aqui colocar uma camisa um tanto quanto inusitada. O uniforme que eu venho mostrar é a camisa número um do Cerezo Osaka, time dirigido pelo Levir Culpi e que atualmente está participando da segunda divisão da Liga Japonesa. Meu pai ganhou ela junto com um kit com flâmula, borracha, porta-copo e mais um monte de parafernalha do clube.



O tecido da camisa fornecida pela Mizuno é bem leve e gostoso. Lembra muito o dos uniformes da Umbro do começo da década. A combinação de cores é bem interessante, um rosa bem escuro com um azul meio roxo. Só não fui com a cara dessas listras duplas. Acho que se a camisa fosse só meio a meio seria mais interessante.


A camisa tem o patch da J. League no braço esquerdo e de um patrocinador X no direito, todos os dois bordados (o que é engraçado, pois o distintivo da equipe, que é muito bacana, é estampado na camisa. Dá impressão que se alguém distraído passar o uniforme, o distintivo sairá de primeira). O modelo que eu tenho não tem numeração, o que é um pena.

Bom, a camisa é mais legal pelo fato de ser de um time diferente e ser meio incomum do que bonita, verdade seja dita. Pelo menos essa é minha opinião.

Espero que meu primeiro post não tenha sido um desastre total.

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Manchester City - Home 2008/09 - #11 Elano

Hoje eu ja estava praparado pra fazer um outro post quando chegasse do trampo, porém quando cheguei em casa o porteiro me surpreendeu com a chegada de tal encomenda.

Essa foi a segunda compra que fiz internacional. A minha primeira experiencia foi com a Subside, porem não sei porque, a encomenda levou 2 meses pra chegar, mas chegou.
Dessa vez resolvi testar a uksoccershop.com. O prazo foi ótimo. Despacharam no dia 25/09 e ela chegou hoje, 07/10 (12 dias), ótimo, porém a camisa que pedi não foi essa que chegou (ahahhahahah).
Eu havia pedido a camisa away da temporada passada, que era roxa com listra brancas porem recebi a da home da temporada atual.
Confesso que gostei da camisa mesmo assim mas irei dar uma reclamada basica (quem sabe me mandam algum brinde), até porque não foi essa peça que comprei e eles tem que saber disso.


Enfim a camisa é bonita, o tecido parece o Sphere Dri da Nike, vulgo "tijoloinho" e veio com a estampa do ex jogador do peixe, Elano.


Uma das metas recentes da minha coleção, é ter as camisas com nomes de alguns jogadores daquele inesquecível time do Santos de 2002. Já tenho uma do próprio Santos, com o nome e autógrafo do Robinho, uma da seleção, do Robinho também, e agora, essa do Elano. Minha próxima meta é a do Werder do Diego, mas a gringa, porque nas nacionais, a kappa ta deixando à desejar. Porém, com esse dolar maluco agora, vai saber quando né....

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Champions League e Copa da UEFA

Essa semana tivemos mais uma rodada da Champions League e da Copa da UEFA, e assim, nós colecionadores, podemos apreciar algumas peças.

Na Champions League, destaco a camisa Home do Bordeaux da França, que eu não gostei muito.


Achei que essa camisa ficou meio "cheguei" com esse rosa, nessa tonalidade e o tradicional "V" com a cor invertida quando passa pela faixa central, fez a camisa ficar parecendo que tem muitos recortes... me fez lembrar um origami, sei la. Um outro detalhe que não curti foram as 2 faixas que saem da gola e vão para atrás do ombro de um lado só. Deixou a camisa assimétrica. Não achei que é um detalhe que contribui muito.


Pela Copa da UEFA duas raridades:

A primeira trata-se da camisa do Spartak Moscow.

Acho legal demais camisas com esses patrocínios em outras linguas, pois são muito raros e na minha opinião dão um ar muito estrangeiro às camisas. Se não fossem aqueles patrocínios no ombro esquerdo do jogador (um inclusive acho que é da AMD), a camisa poderia ficar mais bela.

As vezes, quando alguns times nacionais vão jogar em outros países, usam patrocínos e nomes dos jogadores de acordo com a escrita local. Certa vez, o Fernando me mostrou uma foto que ele tirou de uma camisa do Santos, da coleção do Thiago Souto (que sempre visita nosso blog), e que foi usada durante uma excursão pela Coréia se não me engano que é simplesmente sensacional!
Se um dia tiver a oportunidade, gostaria de ter uma camisa no estilo dessas com patrocinio em lingua estrangeira.

A segunda já é conhecida de todos, porem, faz tempo que não à vejo "limpinha" assim.

É engraçado como estamos acostumados a associar os clubes às marcas, e quando vemos uma cena dessas até estranhamos. Certos patrocinios até valorizam certas camisas e também marcam época. Se me perguntarem se eu prefiro camisas com ou sem patrocinio, eu digo que não sei, pois depende muito do clube, do patrocinio, da diagramaçao, do momento, enfim, de "n" fatores.

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Clubes Colombianos...

Voltando da Colômbia mais uma vez...
Dessa vez rendeu algumas camisas, nada de espetacular, mas algumas coisas interessantes. Comprei 1 camisa em Bogotá, e ganhei mais 2.

A primeira, qual comprei, foi a do Millonarios de Bogotá. Camisa de um azul bonito, com vários patrocinadores (5 ao todo) que porém não é "poluída" visualmente. O fabricante é desconhecido por aqui, SAETA, tem um material legal, bem pesado, lembra um pouco as primeiras kombats da Kappa; a camisa tem alguns detalhes, como um corte diferente da gola, uma inscrição com o nome do clube e uma águia na parte de trás da camisa em um emborrachado brilhante. Não é nada de outro mundo, mas uma camisa bem "correta", principalmente pela quantidade de propagandas, serve de exemplo para os times brasileiros. E além de tudo foi barata.


A próxima eu ganhei de um amigo qual havia presenteado com uma camisa do Brasil. É a camisa do Boyacá Chico, já postei aqui depois da minha última viagem para lá, é o atual campeão local. Camisa diferente, daquelas que ou você ama, ou acha ridícula. Eu particularmente gostei, apesar do material ser do tipo camisa pirata, o acabamento é bacana, e o símbolo num bordado muito bem feito. O ponto negativo é o quadro branco nas costas, apesar de eu não gostar de camisas com número, nessa fez muita falta; a gola também é muito aberta, é preciso uma camiseta branca por baixo para não ficar estranho.


O último presente foi outra camisa do Deportivo Pereira, a equipe da cidade que sempre fico. Muito melhor que a outra que tenho, layout melhor, qualidade melhor, a camisa tem um acabamento (costuras, cortes) praticamente perfeitos. O fabricante também é desconhecido, mas fez um trabalho legal, tem um detalhe atrás, onde o "P" da marca é bordado em preto com prateado, detalhe que faria diferença numa camisa da marcas mais famosas. Vale muito como recordação.



Porém o melhor de tudo foi o motivo de ter ganho a camisa do Pereira. Fomos para o estádio acompanhar Dep. Pereira x Junior Barranquilla; jogo importante para as 2 equipes, porque apesar de estarem muito bem nesse ano, o rebaixamento é definido por uma média de pontos nos últimos 3 anos, então são eles quem estão brigando para não cair. Jogo interessante, ainda mais pela presença dele, René Higuita, no gol do Pereira.
O Junior tem o atual camisa 10 da seleção, "carinhosamente" chamado por todo mundo de 'La Loca' por seu estilo de ser, não fez nada em campo, ridículo. O jogo acabou 2x1 para o Pereira de virada com 1 gol no último minuto, do único jogador em campo que apresentou condições de um dia jogar num campeonato mais forte; porém já está mais mascarado que o R.Carlos.
Detalhe para o Higuita, o cara é fantástico, joga de líbero praticamente, fica o jogo todo na intermediária, e algumas vezes vai até o meio campo. Saiu jogando umas 3 vezes, com direito a 2 dribles num atacante adversário. O estádio em si me surpreendeu pelo tamanho, 35.000 pessoas, e tinha umas 18.000 no jogo. Tirando que vendem café numa garrafa térmica e frutas (manga verde com sal e uma outra fruta local), é tudo muito parecido com o Brasil.






quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Chivas... medonha!



Quem lembra da camisa do Chivas pela Libertadores, aquela vermelha e branca que até foi postada aqui, com número alinhado à direita, com as linhas tortas, toda bonitona e peculiar... como podem acertar tanto em uma e zoar tanto outra? Não tem muito o que falar, as fotos falam mais do que as minhas palavras. Oh pecinha medonha essa camisa away do Chivas... amarelo e branco não combia muito e essa costa pretona. Afff... eu passava essa camisa fácil, fácil...