terça-feira, 27 de maio de 2008

Velez-Nense


À la Fluminense, Vélez Sarsfield segurou o Boca Juniors em Buenos Aires
Reservas usaram camisas tricolores. Relação com clube carioca é antiga

O torcedor do Fluminense se sentiu representado no empate entre Vélez Sarsfield e Boca Juniors por 1 a 1, domingo, em Buenos Aires. Os reservas do Vélez usavam coletes tricolores, muito parecidos com a camisa do clube das Laranjeiras, rival do Boca na semifinal da Libertadores, na próxima quarta-feira. A relação entre Flu e Vélez é antiga.

O ex-time de Chilavert foi fundado em 1910. Quatro anos depois, o clube adotou as cores vermelha, branca e verde como oficiais e passou a usar o uniforme listrado, quase semelhante ao do Fluminense atual. Somente em 1938, o Vélez trocou a camisa para o modelo que veste no momento, branco com um "V" azul no peito.

Pela coincidência dos uniformes, a torcida do Vélez passou a ter simpatia pelo Tricolor carioca. Há torcedores que vão ao estádio José Amalfitani com o uniforme do Flu.

Mas a maior prova de admiração entre os clubes aconteceu em 6 de dezembro de 1968. Em um amistoso contra o Santos de Pelé, no seu estádio em Buenos Aires, o Vélez entrou em campo com a camisa tricolor do Fluminense. A partida terminou 2 a 2.

No domingo, o ex-tricolor segurou o empate com o Boca em 1 a 1. Resultado que não seria nada mau para o Fluminense no jogo de quarta, que será realizado no estádio do Racing, já que a Bombonera está vetada pela Conmebol.

(...)

Matéria da Globo.com... não sei se vocês leram, mas achei interessante. Achei interessante e curioso... como o futebol é engraçado, como esse lance de rivalidade motiva e movimenta esse esporte. Eu não conhecia essa história e essa "ligação" entre os clubes, então valeu o post que afinal, é oportuno pela disputa entre Boca x Flu amanhã.

Retrô: São Paulo 1986 # 7 Müller

Parece que a linha retrô do São Paulo que a Rbk lançou entre 2006 e 2007 acaba de ganhar uma nova peça. Ainda não vi nenhum release oficial, mas a Sport West anuncia, aparentemente em primeira mão, a nova camisa da linha, que já tem uma tricolor dos anos 70, uma negra do goleiro Valdir Peres, e uma tradicional, amarelada, alusiva ao atacante Careca e seu número 9.

Clique aqui para acessar o site.

A nova camisa, número 7, refere-se ao atacante Müller, e faz alusão ao título brasileiro de 1986, em cima do Guarani de Campinas. Pelas imagens, a camisa, além do aspecto oitentista, contém em sua face interna uma mensagem sobre o jogador. Pela imagem, confesso que consegui decifrar apenas o nome do jogador, na segunda linha, além dos títulos e dos números do jogador no Tricolor.

O preço salgado, de R$ 199,00, pedido pela loja está de acordo com as camisas anteriores da linha retrô. E de fato, embora nada módico, a camisa vale a pena. Quem sabe não seja uma próxima na minha coleção.



segunda-feira, 19 de maio de 2008

Europa

Quase 1 mês depois que voltei de viagem to conseguindo um tempo pra escrever aqui.
Passei por vários países como Alemanha, França, Espanha, Irlanda, Republica Checa e Holanda, e digo que voltei decepcionado com as camisas por lá, tanto que voltei de mãos vazias, por azar/burrice, mas voltei sem nada.

Na Alemanha o negócio é complicado, como cada cidade tem somente 1 time grande praticamente, o mercado fica muito restrito aos times locais, em Frankfurt encontrei 2 lojas com camisas somente, e em Munique era tudo do Bayer.

Na Rep.Checa apesar do povo adorar futebol, não encontrei nenhuma loja!!! Ta certo que não entrei em nenhuma galeria, mas não vi camisas de futebol por lá, nem na loja da Adidas.
Em Barcelona só existem camisas do Barça literalmente, o legal por lá é que eles têm lojas do time espalhadas pela cidade toda, e você encontra todo tipo de souvenir do time, porém nem no estádio do Espanyol eu vi camisas do time!! Em Madri por incrível que pareça as camisas do Barça continuam mais fáceis de encontrar do que as do Real. Por lá consegui achar de outros times locais, mas nada que valesse pagar os 60/70 EUR, se bem que andei um bom tempo dentro de uma loja com uma camisa do Celta de Vigo nas mãos, uma laranja da Umbro no mesmo corte que a do Santos de 2006.
Na Holanda a coisa é um pouco melhor, porém não encontrei nada diferente dos times europeus que temos por aqui, em uma única loja consegui encontrar camisas dos times locais, tirando o Ajax e o PSV, o resto é tudo bizarro, a camisa do ex-time do Afonso(?), o Hareveen(?), é ridícula, inclusive quase fui expulso da loja por tentar tirar uma foto de tal exemplar.
Na França também é fácil achar camisas, mas a situação é a mesma da Holanda, só times que já estamos acostumados. Na Champs-Élysées tem uma loja show de bola do PSG, mas o preço também não ajudava.
A Irlanda foi um dos primeiros países que passei, e me surpreendeu muito. Nunca imaginei que um país totalmente sem tradição no futebol tivesse tantas lojas de camisas, apesar de misturarem tudo com as camisas de Rugby, que são bonitas, porém o corte delas é péssimo para pessoas com físico normal. O problema é que eles não são muito caprichosos nos uniformes, e existe somente 1 fornecedor de material esportivo local. Foi aqui que fiz a burrice de não comprar a camisa do Celtic por 39EUR, imaginava que a encontraria em algum outro país, o que é verdade, porém o preço nunca foi tão baixo.
Pontos a serem destacados:
- Qualidade diferenciada nos materiais, principalmente da Nike e da Puma. É ridícula a qualidade dessas marcas no Brasil se compararmos com a camisas Europeias.
- O preço também é "tabelado" por lá.
- As camisas da Holanda e de Portugal têm muito mais destaque que as outras seleções, inclusive que o Brasil.
- A linda camisa da Polônia da Puma!
- Decepção total com a camisa do Dortmund ao vesti-la.
- Impossibilidade de tirar fotos das lojas/camisas, as vezes por falta de pilhas, outras por incompreensão dos vendedores. Camisa da Polônia..Linda!!

Loja em Frankfurt

Camisas bizarras em Dublin.

Loja do Barça em Barcelona.

domingo, 18 de maio de 2008

Santos 2008 - Goleiro #1 - Preto

Fui à Vila Belmiro conferir Santos x Ipatinga e antes passei na loja da Umbro. Tava afinzão de experimentar essa camisa de goleiro que eu já estava de olho faz tempo. Peguei a M e a G. A M ficou bem legal, a G ficou com sobras. Ao contrário das camisas de jogadores de "linha", a camisa de goleiro segue um padrão de tamanho semelhante a de 2006. Não aguentei e comprei.

Sou fã de camisas pretas... do Santos, melhor ainda! Terceiro ano seguido que compro camisa preta de goleiro do Santos. Não sei se essa vence a do Fabio Costa preta e cinza de 2006, mas é pau a pau. Muito bonita. O tecido não é desses "elásticos", é de "tijolinhos" que lembra aquele material das camisas da Nike "origianais". Grande aquisição, adorei o detalhe em branco nas mangas, próximo às mãos.

Agora para 2008 preciso comprar a listrada... a branca, esse ano, eu vou passar... não me agradou muito.

São Paulo F.C 2008 (Rbk) Home e Away #15 HERNANES e #11 DAGOBERTO

E, finalmente, elas chegaram!

Depois de alguma espera, chegaram minhas camisas do São Paulo F.C de 2008. Como sabido, as principais camisas de minha coleção. E estas não são quaisquer camisas: são camisas de jogo, preparada para os jogadores, que não são vendidas em loja. Valeu a espera!

A camisa home, tradicional, é a # 15 HERNANES, um dos principais jogadores da temporada. Já a away, listrada, é # 11 DAGOBERTO, que parece estar reencontrando a sequencia de jogos e bom futebol este ano, depois de uma contusão.

Ambas são de mangas curtas. Contam com o layout padrão da Rbk de sua linha de 2008. A home, tem um tecido bem melhor que a de 2007. Nas costas, o tecido mais fino, quase "em tela", dá sensação de leveza, importante para os jogadores em campo. Além do "cabide" vermelho, característico da linha. Já a away, listrada, tem tecido que lembra as camisas da Kappa e do palmeiras, na época da Diadora. E também tem uma modelagem mais justa, um terror para os mais redondinhos, rs...

De qualquer forma, são duas belas camisas, produzidas pela Rbk, direto do lote de camisas para o São Paulo. Da linha 2008, além destas duas, já tenho a camisa amarela do Rogério Ceni.

Para concluir, peço perdão pela baixa qualidade das fotos. Tirei rapidamente apenas pra ilustrar o post. Uma outra hora, quem sabe, trago as fotos com mais qualidade. O que vale, mesmo, é o registro.




sábado, 17 de maio de 2008

Novas camisas 08/09: Olympique Marseille away


Foram divulgadas esta semana alguns novos kits de clubes europeus. Dente eles, destaque para os uniformes away do Olympique de Marseille, da França. Achei sensacional! Uma das mais criativas dos últimos tempos, sem deixar de ser adequada ao layout padronizado da Adidas. Muito interessante, mesmo! Deve ser uma das minhas aquisições da nova linha 08/09 do futebol europeu.

Manchester anuncia parceria com estilista

O Manchester United contratou o estilista britânico Paul Smith para desenhar o uniforme que o time usará nos próximos três anos. "É estimulante estar envolvido com o Manchester United. Eles têm uma base de seguidores internacional", afirmou Smith, no anúncio da parceria.

O técnico Alex Fergunson ressaltou a beleza dos uniformes e a importância da parceria. "Os uniformes são espetaculares. Este é um clube com uma rica herança e com um claro sentido de identidade. Paul reconheceu isso, ao fornecer indumentária que será a inveja de todos os outros clubes", afirmou.

Paul Smith irá fornecer uniformes aos jogadores e autoridades do Manchester United para todos jogos no país, para a campanha da Copa Europa e para os tours da pré-estação.

Os primeiros desenhos serão usados em junho de 2008 para a final da Copa Europa, em Moscou.

Fonte: Terra

terça-feira, 13 de maio de 2008

Patrocínio de camisa no São Paulo: Coca-Cola

O principal acordo de patrocínio da camisa do São Paulo, com a LG, termina somente no final de 2008. Contudo, existe uma cláusula contratual que obriga a empresa sul-coreana a se pronunciar sobre a renovação até o meio deste ano. O valor atual de R$ 16 milhões anuais (o maior à época da celebração do contrato) deve ser aumentado. E muito. O São Paulo já se manifestou no sentido de que espera uma oferta que beira o dobro deste valor.

Isto porque circula a notícia que outras empresas já teriam mostrado interesse em fechar contrato com o São Paulo, em pelo menos R$ 25 milhões. Dentre as empresas, um dos nomes mais fortes (e concretos) é a tradicional Coca-Cola. Ela patrocinou muitos clubes brasileiros no final dos anos 80 e início dos anos 90, mas andou sumida das camisas, especialmente nos anos 2000.

Trouxe tudo isso pra dizer que, com base nesta possibilidade, a minha mão coçou pra fazer uma edição da camisa Tricolor com a estampa da Coca-Cola. Como sabido, não sou conhecedor da arte de edição, e utilizei o velho paint. O resultado até que não ficou ruim, mas não cobrem deles a eficiência do photoshop, rs...

Vamos lá:



Na camisa home, tomei como base a camisa do São Paulo no final dos anos 80, início dos anos 90. Uma das mais bonitas da história do Tricolor, na minha opinião. Esta releitura, trazida para os dias atuais, dificilmente ocorreria, tendo em vista que os patrocinadores buscam visibilidade nas camisas.

O logo da Coca-Cola foi colocado acima das faixas, do lado esquerdo, trazendo o logo da Rbk na mesma forma, ao lado direito. É exatamente a releitura do trabalho da Adidas na época do patrocínio da Coca-Cola, quase 20 anos atrás.

De qualquer forma, o resultado seria fantastico.


Continuando a minha saga de edição hoje, entre um trabalho e outro, o resultado da camisa away do São Paulo me surpreendeu. E muito!

Embora tenha sido feito no paint, dá pra se ter idéia de como a marca da Coca-Cola ficaria bonita na camisa do São Paulo. Claro, usando-se o padrão da camisa de 2005, quando o logo ficou sobreposto à camisa, sem o famigerado "box" que normalmente vemos nas camisas listradas.

Com um pouco mais de habilidade de edição, talvez o trabalho pudesse ter ficado melhor. Mas mesmo assim, dá pra se ter idéia que se houver mesmo o contrato do São Paulo com a Coca-Cola (torço muito por isso, a despeito dos valores...), boas coisas podem surgir por aí... Tomara!

Basta a Rbk fazer o simples. Vide o trabalho que eu fiz, com base no próprio layout da Rbk de 2008, em pouco mais de 10 minutos.

domingo, 11 de maio de 2008

Serviço de "Porco"



"Estréia" do novo patrocínio na camisa do Palmeiras, contra o Coritiba, pela primeira rodada do Brasileiro.

Que beleza, hein Adidas?

Sem mais.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Milan - 1990 - Home (Réplica)

Enfim ela chegou! Fiquei doido por essa camisa desde a primeira vez que a vi ao vivo no ano passado. Estava na Roxos e Doentes vendo umas camisas e quando passei por ela nem acreditei no encontro inusitado!




Esta camisa certamente não é a mais bela do futebol mundial e nem a mais diferente, mas o que me fez gostar tanto dela era a grande esquadra que à vestia, tornando-se assim uma das primeiras camisas desejadas por mim, antes até de pensar em fazer coleção de camisas.

Em 1990 existiam 3 camisas que eu desejava, Holanda e Alemanha da copa de 90, pela prória beleza das camisas apreciadas por muitos, e essa do Milan, pelo timaço que tinham. O Milan era a grande esquadra do momento, com craques que encantavam como Baresi, Van Basten, Gullit entre outros... e eu era muito fã do Van Basten. Se mais pra frente tiver a oportunidade, gostaria de adquirir a da Alemanha e da Holanda tambem de 1990.


Marco Van Basten

É meio estranho para nós, mas nessa época alguns clubes do mundo ainda não costumavam usar o simbolo em suas camisas. Acho que com o passar do tempo, isso deve ter se tornado algo meio que "obrigatório" nas camisas até como uma medida de marketing, uma vez que muitos leigos no assunto poderiam trombar com algumas camisas e nem saberem de que clube pertenciam.

Lembro que nessa época gostava de acompanhar o campeonato italiano pela band, com o Silvio Luis narrando tudo errado, mas era legal mesmo assim. Tenho os cards que colecionava guardados até hoje. E essa camisa sem dúvida representa antes de tudo pra mim uma volta à aquela época muito boa!

Novo patrocínio do Palmeiras para o Brasileirão

O campeão Paulista de 2008 está com uma mudança no patrocínio principal: Case (marca que é da FIAT), líder na venda de máquinas agrícolas. Acho que ficou mais discreto que aquele big-FIAT que tem estampado muitas camisas do Brasil.

E a ex-Senna, modelo, apresentadora, faz-tudo, Gallisteu foi lá na apresentação do novo modelo. Bonita a camisa marca texto, mas sabe lá até quando a usarão...


quarta-feira, 7 de maio de 2008

Boa Morte

Tava outro dia vendo umas fotos da coleção de um cidadão que tem camisas de jogos do West Ham United... uma série de jogadores, até me deparar com a camisa do português Luis Boa Morte. Nunca tinha pensado na camisa dele... e que esquisito deve ser usar uma camisa com "Boa Morte" nas costas. Meu irmão ainda comentou: "E é número 13". Pra mim, 13 dá sorte, tanto que nasci num dia 13. Mas é curioso... minha mãe toda religiosa e supersticiosa, com certeza iria torcer o nariz se eu usasse uma dessas.

Acho que para os ingleses é só mais um nome que não significa nada para eles... em todo caso é melhor ter uma boa morte do que ter uma morte ruim, então lá vai! Vale a curiosidade...


Ah, quem quiser ver a bela coleção de West Ham do cidadão: http://westhammatchwornshirts.co.uk/default.aspx

terça-feira, 6 de maio de 2008

Inter de Milão 06-07 (Nike) Home # 10 ADRIANO

crédito: SubsideSports

A foto é do Subside, mas lá na minha coleção agora há uma destas também. Aproveitei uma passadinha na famigerada Drastosa no último sábado e acabei levando o modelo home da temporada 06-07 da Internazionale de Milão. Para completar, a personalização da camisa é do hoje são-paulino Adriano, número 10. Adriano que certamente deve voltar para a Itália, ou ser negociado com outro clube europeu, mas que não ficará no Brasil no segundo semestre.

A qualidade da camisa nacional é a conhecida por todos. Não é aquela maravilha, mas é aceitável. Comprada direto na loja da fabricante por aqui, o preço foi que realmente me atraiu: R$ 59,00. E não era nem produto de etiqueta amarela, os chamados pequenos defeitos. Na mesma situação, havia camisas das seleções da Nike, modelos anteriores, e de alguns times europeus também. As duas camisas do Barcelona 06-07, por exemplo, ambas # 10 RONALDINHO.

Levei a camisa da Inter, pois além de ser uma das que (inacreditavelmente) faltavam em minha coleção, acho uma das mais bonitas do futebol europeu. Gosto muito da combinação do azul com preto, e os detalhes em branco. A personalização # 10 ADRIANO deixa a camisa extremamente bonita.

Fica aí a dica, se alguem quiser aproveitar algo na Drastosa. Essa da Inter, pra mim, valeu bastante a pena...

domingo, 4 de maio de 2008

Santos - 1913-1915

Haaaaja grana... esse ano já comprei a azul do Santos, quero muito comprar a preta do Fabio Costa e a listrada (away) e agora a Umbro vem com essa, réplica do modelo de 1913-1915, na tecnologia Climate Cool, igual as de jogos do Santos.


No mesmo embalo, estão lançando a réplica do modelo da década de 80, do Santos, mas essa eu acho que não é na tecnologia Climate Cool. Não me agradou tanto quando a 1913-1915.